Helpful tips

Quais os tipos de tratos culturais?

Quais os tipos de tratos culturais?

Tratos culturais são todos os processos feitos para que as plantas se desenvolvam melhor. Alguns dos mais conhecidos são a adubação, a rega e o controle de pragas, mas existem vários outros que fazem a diferença para colher frutos mais produtivos e com qualidade.

O que é tratos culturais?

Os tratos culturais são práticas que proporcionam melhores condições para o crescimento e desenvolvimento das plantas. Em períodos de temperatura elevada, principalmente quando se realiza a adubação de cobertura e a irrigação com maior frequência, as plantas têm crescimento acelerado e cobrem rapidamente o solo.

Quais vantagens dos tratos culturais?

As práticas culturais como capinas, polinização, raleio e manejo de fruto, proteção da parte aérea da planta e utilização de “mulching” poderão contribuir consideravelmente para elevar a produtividade e qualidade dos frutos.

Quais são os principais tratos culturais feitos na citricultura?

Poda. As plantas cítricas bem conformadas e que se originaram a partir de mudas adequadamente preparadas, em geral dispensam as podas como prática de rotina.

  • Poda de formação.
  • Poda de limpeza.
  • Poda de rejuvenescimento.
  • O que são plantas olerícolas?

    As olerículas são espécies de plantas, que são conhecidas também como hortaliças e que abrangem as culturas folhosas, raízes, bulbos, tubérculos e alguns frutos como o melão e a melancia.

    Quais são os tratos culturais realizados na cultura do milho?

    As práticas efetivadas em uma lavoura após a semeadura/adubação e que antecedem a colheita são comumente denominadas “tratos culturais” e são realizadas de forma a permitir que as plantas possam expressar, sem impedimentos, todo o seu potencial produtivo e também facilitar a operação da colheita.

    O que é tratos culturais Cana-de-açúcar?

    Tratos culturais: após a colheita da cana-planta, faz-se o enleiramento da palha para o cultivo e adubação. No caso de ser feita adubação, deve-se ter o cuidado de não deixar o adubo em contato com as folhas da cana-de-açúcar. Após a adubação, faz-se o cultivo com aradinho (tração animal) ou cultivo mecânico (tiller).

    O que é amontoa na agricultura?

    A amontoa é o processo no qual o solo é movimentado e direcionado para a base das plantas em ambos os lados da fileira de plantas, formando um camalhão com cerca de 20 cm de altura, estimulando o desenvolvimento de estolões e protegendo os tubérculos do sol, além de também auxiliar no controle das plantas daninhas.

    Quais as vantagens da amontoa na cultura da batata?

    Para quê culturas fazemos o tutoramento?

    O tutoramento do tomateiro é uma técnica utilizada para conduzir a planta, que desenvolve múltiplas hastes secundárias, com várias inflorescências, de onde os frutos emergem. Delas nascem frutos carnudos e suculentos os quais chamamos tomates.

    Qual é o trato cultural que tem o objetivo de retirada das ramas dos locais de passagem ou dos sulcos de irrigação?

    Condução das ramas ou penteamento Essa prática consiste no afastamento das ramas para fora dos sulcos de irrigação e das faixas do terreno reservados ao trânsito. Esta operação deve ser feita até três vezes antes da frutificação.