Common questions

Para que serve o aparelho fixo metalico?

Para que serve o aparelho fixo metalico?

O aparelho fixo é um tipo de tratamento odontológico a longo prazo, ideal para problemas ortodônticos mais complexos. São formados por braquetes metálicos, plásticos ou de porcelana. Em modelos convencionais, esses braquetes são presos a um arco de metal (fio ortodôntico), por meio de ligaduras, elásticas ou metálicas.

Pode ficar passando a língua no aparelho?

Porém, você só deve mexer no aparelho se for para limpá-lo. A manutenção na pressão exercida pelo aparelho, feita pelo ortodontista, é o que fará com que o aparelho dentário realmente funcione. Ficar “passando” a língua ou os dedos, pode causar muitos transtornos e até atrasar seu tratamento.

Quais são os tipos de aparelhos ortodônticos?

Os tipos de aparelho ortodôntico

  1. Aparelho fixo metálico.
  2. Aparelho fixo estético.
  3. Aparelho autoligado.
  4. Aparelho lingual.
  5. Alinhadores transparentes.
  6. Expansor palatino.
  7. Aparelho móvel.
  8. Aparelho extrabucal.

Quais são as fases do tratamento ortodôntico?

Conheça as 6 etapas do tratamento ortodôntico e sua importância

  1. Diagnóstico. Todo tratamento ortodôntico começa com a primeira consulta ao ortodontista, mas o diagnóstico vai muito além do exame clínico inicial.
  2. Instalação do aparelho.
  3. Alinhamento.
  4. Correção.
  5. Finalização.
  6. Contenção.

Como é o aparelho fixo metálico?

O aparelho metálico é o mais clássico do tratamento ortodôntico. Ele tem o objetivo de alinhar os dentes e é fixo na boca, sendo retirado somente no final do tratamento. Como o próprio nome já diz, ele é feito de metal e, por conta disso, fica bem aparente nos dentes do paciente.

Qual o material do aparelho fixo?

Aparelho fixo estético Os aparelhos estéticos são feitos com três tipos de materiais diferentes: safira, porcelana ou policarbonato. Como os braquetes são transparentes, o uso deles é praticamente imperceptível, em especial de longe.

Pode dormir com a cera Ortodontica no aparelho?

Segundo especialistas, a cera ortodôntica pode ser usada tranquilamente enquanto o paciente dorme. Esse é um momento em que a mucosa se torna mais vulnerável às feridas, pois temos menos controle sobre os movimentos da boca durante o sono.

Qual é o melhor tipo de aparelho?

No modelo de Safira esse desgaste é praticamente igual ao do metálico, que é considerado o mais resistente entre os aparelhos ortodônticos estéticos.

Qual é o melhor aparelho para os dentes?

Aparelho alinhador invisível Pode ser usado para correção estética em crianças, jovens e adultos. Sua grande vantagem é ser removível, facilitando a alimentação e a higienização. Além disso, é discreto e confortável, podendo ser considerado o melhor aparelho ortodôntico, se houver opção de escolha.

Qual a fase final do tratamento Ortodontico?

Finalização. Nessa etapa do tratamento ortodôntico ocorre a aproximação da posição correta dos dentes. Assim, acaba sendo bastante comum o uso de elásticos verticais, instalação de brackets ou dobra nos arcos com o objetivo de encaixar melhor os dentes.

O que é um tratamento ortodôntico?

Ortodontia é uma especialidade odontológica que corrige a posição dos dentes e dos ossos maxilares posicionados de forma inadequada. Dentes tortos ou dentes que não se encaixam corretamente são difíceis de serem mantidos limpos, podendo ser perdidos precocemente, devido à deterioração e à doença periodontal.

Como funciona o aparelho ortodôntico?

Esse aparelho ortodôntico é indicado não apenas para alinhar os dentes, como também os demais problemas relacionados a mordidas mal alinhadas, dentes tortos ou mandíbula posicionada de maneira errada. Além disso, também possui uma estrutura que permite a boa higienização e saúde bucal.

Quais são os valores dos aparelhos ortodônticos?

Os valores podem variar de acordo com cada tratamento. Em todos os modelos de aparelhos ortodônticos é necessário fazer manutenções mensais, é importante que o paciente vá até o dentista pelo menos uma vez no mês com a finalidade de fazer a avaliação e as manutenções necessárias.

Qual a vantagem do aparelho fixo metálico?

Uma das maiores vantagens do aparelho fixo metálico é que ele proporciona um maior controle sobre a posição dos dentes, ao longo de todo o tratamento. Isso é possível pelo fato desse aparelho ser composto por fios e suportes metálicos que são fixados nos dentes e facilita a movimentação dos dentes.

Quanto tempo dura um ortodôntico normal?

Cada paciente tem uma necessidade, então esse tempo pode variar, alguns pontos são muito importantes e de responsabilidade do paciente, como comparecer com frequência as manutenções, cuidar corretamente do aparelho, da limpeza e afins. Dessa forma, um tratamento ortodôntico normal, dura em média de 1 ano a 2 anos.